Sistema de Gestão Ambiental


A Boreal presta consultoria na implementação de Sistema de Gestão Ambiental - SGA conforme a ISO 14001 que busca conformidade ambiental e a melhoria continua do sistema de gestão. Ter a certificação significa que a organização possui política ambiental, desenvolve metas e objetivos a serem alcançados, garante maior conformidade das atividades, produtos, serviços e processos da organização. O SGA traz inúmeras vantagens competitivas como prevenção de riscos ambientais, maior viabilidade no mercado nacional e internacional, consolida imagem positiva junto a cliente e fornecedores, melhores condições de financiamento bancário e demonstra ainda que a organização possui compromisso com o meio ambiente.

Auditoria Ambiental


A auditoria ambiental é um instrumento para determinar a natureza, a extensão de todas as áreas de impacto ambiental de uma atividade existente além de detectar antecipadamente eventuais descumprimentos da legislação ambiental. A auditoria ambiental identifica e fornece informações para tomada de decisão e melhoria dos controles e processos ambientais. Estima o custo dessas medidas e recomenda um calendário para a sua implementação. É realizada uma reunião com o cliente a fim de verificar os pontos que serão auditados e a data para sua realização. Na data da auditoria a equipe faz um tour por todo o sítio do empreendimento auditado e também verifica todas as documentações pertinentes. Após este levantamento é feita uma reunião de encerramento e no prazo estipulado é entregue um relatório contendo todas as conformidades, não conformidades e oportunidades de melhoria. De posse do relatório, confidencial, a direção decide os procedimentos que devem ser adotados e as medidas corretivas. A auditoria ambiental é o primeiro passo para iniciar um processo de gestão ambiental e corrigir e evitar possíveis falhas que representem risco ou insegurança para o negócio.

Gestão de Resíduos


A gestão de resíduos deve priorizar a minimização da geração e o reaproveitamento dos resíduos, a fim de evitar danos ambientais e à saúde pública. Para isso se faz necessário o controle desses resíduos, onde compete a Boreal:

• Identificar os resíduos gerados pela empresa.

• Quantificar e classifiar os resíduos gerados pelo empreendimento.

• Propor formas para redução de resíduos gerados no local.

• Informar a melhor forma de armazenamento.

• Propor formas/alternativas para destinação final dos resíduos gerados.

• Controlar a coleta desses resíduos por empresas terceirizadas.

• Emitir manifesto e resíduos sempre que necessário.

• Anualmente emitir relatório anual de manifesto de resíduos.

Cadastro Ambiental Rural


De acordo com a Lei nº 12.651/2012 e sua regulamentação pelo Decreto nº 7830/2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em âmbito nacional é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. O objetivo do CAR é a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando ao planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental. Todos os proprietários ou possuidores de um imóvel rural tem até maio de 2016 para a adesão ao CAR, esta inscrição é obrigatória. O CAR é o primeiro passo para o planejamento e a regularização ambiental do imóvel rural, além de ser condição para acesso à créditos agrícolas. Com a inscrição no CAR, o imóvel passa a estar em processo de regularização. Somente com o CAR, o proprietário ou possuidor que tiver passivo ambiental relativo à Área de Preservação Permanente (APP) ou Reserva Legal (RL), poderão aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e firmar um compromisso com um prazo para executar as medidas e obrigações para a recuperação. O CAR também é condição para o proprietário ou possuidor comercializar a Cota de Reserva Ambiental (CRA).

Licenciamento Ambiental


É o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental. O licenciamento é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecidos pela lei Federal n.º 6938, de 31/08/81, também conhecida como Lei da Política Nacional do Meio Ambiente. Em 1997, a Resolução nº 237 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) definiu as competências da União, Estados e Municípios e determinou que o licenciamento deverá ser sempre feito em um único nível de competência. No licenciamento ambiental são avaliados impactos causados pelo empreendimento, tais como seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, como por exemplo, explosões e incêndios.

Treinamentos


A Boreal realiza diversos treinamentos nas organizações:


• Os 3 R's (reduzir, reutilizar, reciclar).

• Medidas Mitigadoras e Compensatórias.

• Reutilização de recursos naturais.

• Mudanças Climáticas e o Aquecimento Global.

• Entenda o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e ISO 14001.

• Desenvolvimento Sustentável.

• Responsabilidade Social e Ambiental.